Sempre fez da mesma forma... Por isso está morto!

Quem ainda tem uma máquina de escrever?
Alguns ainda podem ter uma dessa relíquias.
Mas quem ainda usa uma máquina de escrever?
Sim. Em pelo ano 2013, eu sei que tem gente por aí que ainda usa esse equipamento.
Mas a máquina de escrever está praticamente completamente morta.
O mais interessante disso é que a gigantesca enormidade da maioria das máquinas de escrever mecânicas que existem não estão quebradas. Elas funcionam! Aquelas elétricas podem estar queimadas, mas as mecânicas funcionam. Você coloca o papel no ligar certo, bate nas letras, os tipos betam na fita, que já está um tanto gasta, mas que ainda imprime no papel. Ela funciona! Ela sempre fez o que ela foi feita para fazer. A máquina de escrever sempre fez da mesma forma aquilo que era para ser feito. Os resultados sempre foram os mesmos e continuam sendo.

Mas por que ninguém mais utiliza essa ferramenta?
Se as maquinas de escrever funcionam e se elas continuam fazendo o que foram feitas para fazer, por que apenas raríssimas pessoas ainda as utilizam?
Apesar de funcionar e não estar quebrada, a máquina de escrever não produz um efeito desejado. O que ela realiza, o que ela torna real, não é mais o que queremos. Ela não nos é mais útil.
Apesar de funcionar, a máquina de escrever está morta!

Eu sei que você funciona e que é muito competente no que faz. Mas não é mais isso que está em jogo hoje em dia. A questão é se o que você faz responde a alguma expectativa dos outros.
Quanto menos você responde às expectativas dos outros, mais você será como uma máquina de escrever, que funciona mas foi descartada.

Para sobreviver é preciso desenvolver relacionamentos produtivos e, para isso, é preciso responder às expectativas dos outros.

Se você continua achando que fazer aquilo que sempre funcionou é a melhor solução para sobreviver hoje em dia, você já é uma máquina de escrever e, provavelmente, está inconformado pela injustiça de ter sido descartado por alguém.
Enfim, benvindo ao mundo moderno! E neste mundo, sobrevive quem melhor satisfaz as expectativas dos outros.
Antigamente descartávamos algo quando estivesse quebrado, mas atualmente é comum descartarmos algo que funciona, em troca de algo que funcione melhor. Então, não pense que isso não será feito com pessoas...

Renove-se, inove-se! Sabá o que esperam de você e, se for possível, faça isso.
Se não for possível fazer isso, saiba que você poderá ser descartável...

A ideia é ser útil, realizar algo produtivo e deixar um legado de sucesso!
Faz sentido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário